O skate street trouxe duas medalhas de prata para o Brasil neste fim de semana na Olimpíada de Tóquio, com a fadinha Rayssa Leal, de 13 anos, e com Kelvin Hoefler, de 27 anos. O skatista foi o responsável pela primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A garota é a mais nova medalhista das Olimpíadas em 85 anos. Além dessas conquistas, o uniforme dos competidores do Brasil também chamou a atenção: camiseta largona e calça cargo.
As duas peças são, na verdade, o “uniforme” de skatistas desde sempre, além de bermudas no mesmo estilo. Os bolsos laterais, a modelagem larga e confortável fazem parte do estilo skatista, assim como os tênis de sola lisa, como foi possível ver na competição que aconteceu a partir de sábado à noite, culminando com a prata de Rayssa na madrugada nesta segunda (26).
Com exceção de Letícia Bufoni, que optou por regata amarela e legging preta, tanto Rayssa, quanto Pamela Rosa (número 1 do mundo que não se classificou à final, assim como Letícia) optaram pelo modelo cargo, que além de estar entre as tendências de moda por sua vibe esportiva, é ideal para a moda pós-pandemia. O uniforme do Brasil foi criado pela Nike e na página oficial da Confederação Brasileira de Skate, a informação era de que as peças estariam à venda a partir desta segunda, 26.
O estilo skatista já foi tema de desfiles no SPFW, incluindo estilistas como Alexandre Herchcovitch e Juliana Jabour, entre outros. A tendência streetwear vai para as passarelas e também se mistura a peças de alfaiataria, como blazer. Mas os bolsos laterais, criados para colocar água e documentos, ganha agora outras funções utilitárias, para colocar celular e, por conta da pandemia, álcool gel e máscaras.
O skate é um dos esportes que mais acolhe atletas de várias idades e com físicos diferenciados, como pode ser visto na competição, com atletas de 13, como a fadinha Rayssa, quanto com 34, como a americana Alex Sablone, de 34 anos, que também usou calça cargo. Exatamente por isso, a modelagem larga e confortável das peças são perfeitas para as manobras radicais que os skatistas fazem sobre as quatro rodinhas.
Veja fotos de Rayssa Leal, que começou a praticar skate aos 7 anos e teve um vídeo seu vestida de fada Sininho viralizado nas redes naquela época. O autor do vídeo é do amante de skate Tony Hawk. Veja abaixo.
Esse foi o vídeo divulgado por Tony Hawk que fez Rayssa Leal virar a Fadinha do Skate! Ela tinha 7 anos.
Vídeo: @tonyhawk pic.twitter.com/bTcx9nvHo9
— FOX Sports Brasil (de 🏠) (@FoxSportsBrasil) July 26, 2021