Ainda que a pandemia não esteja controlada, mas há vacinas, existe um movimento natural de se celebrar, mesmo aos poucos, a saída de tempos mais incertos em que vivemos desde quando o novo Coronavírus foi descoberto. Nesse contexto, a moda começa a mostrar novos rumos e formas de celebrar um futuro que, espera-se, seja promissor. E o dourado faz parte dessa celebração. Tanto que algumas famosas já estão mostrando a tonalidade em seus looks.
“Eu acredito que os metalizados sejam um desejo, linkado com o brilhar. Queremos luz num momento de tanta escuridão mundial, né?”, sinaliza Tâmara Guzman, stylist de Tici Pinheiro, uma das famosas que apostou no dourado para “Canta Comigo”, da Record.
O professor e historiador de moda João Braga, disse em live no perfil do “Elas no Tapete Vermelho” há um ano, em junho de 2020, que a sofisticação nos costumes geralmente acontece após guerras e pandemias. E o dourado é um sinal disso. “Depois de momentos como esses, as pessoas querem celebrar. Os franceses chamaram (essa atitude) nos anos 1920, de La Joie de Vivre (A Alegria de Viver), após a Primeira Guerra (1914-1918), a gripe espanhola ter sido controlada (de janeiro de 1918 a dezembro de 1920) e a Revolução Russa (1917). Houve, então, a vontade de celebrar. Isso fica muito nítido no filme e livro “O Grande Gatsby“, afirmou na época.
Em looks inteiros ou apenas com uma peça combinando com outras neutras, o dourado apareceu em produções recentes de Patricia Poeta, da miss Brasil Julia Gama, de Adriane Galisteu, além de Tici Pinheiro. Pois bem, se quiser celebrar a possibilidade de o mundo superar em breve a pandemia, que tal se inspirar nos looks das famosas?
Confira detalhes das produções
Tici Pinheiro
O look de Tici Pinheiro vem com blusa e blazer brancos para compor com a saia dourada com botões frontais. Para completar, uma peça-chave que tem voltado entre as tendências: bota clara.
#ficaadica1: Tici também apostou em correntes douradas sem exagero, completando com delicadeza o look dourado e branco.
Julia Gama
A miss Brasil Júlia Gama, que ficou em segundo lugar no concurso de Miss Universo, em maio, mostrou como usar o dourado de duas formas: esportiva e sofisticada. No Dia da Parada LGBTQIA+, comemorada dia 6, a gaúcha posou com uma túnica dourada, shorts, faixa na cintira e tênis All Star pretos. Para ser jurada na “Dança dos Famosos”, do Faustão, apostou em vestido totalmente dourado, com detalhes sensuais, como o decote e a fenda.
#ficaadica2: Os looks da miss provam que o dourado não está restrito apenas a eventos formais e noturnos. Fá para brilhar com tonalidade em qualquer hora do dia e em qualquer ocasião.
Patrícia Poeta
Aliás, quem disse que brilho só pode ser usado à noite? Patricia Poeta provou que o dourado é uma boa pedida também para a moda casual durante o dia e acertou acertou em cheio com jaqueta dourada.
Para evitar excessos e não escorregar na elegância, a apresentadora combinou a bomber metalizada com o restante neutro. Estava de body, calça skinny e escarpim, todos na cor preta.
#ficaadica3: Usar uma terceira peça aberta, como casaco ou blazer, ajuda a alongar por conta das linhas verticais que cria.
Adriane Galisteu
Para apresentar o “Power Couple”, na Record, Adriane Galisteu apostou no vestido com paetês dourados, uma das principais referências ao estilo de Paco Rabanne (marca do looks), se bem que nos anos 1960, o prata estava ainda mais em alta. Ela combinou com sandália também metalizada de tiras finas.
#ficaadica4: O modelo com maxipaetês dourados chama a atenção do interlocutor. É perfeito para realmente se destacar em eventos sociais e de tapete vermelho, como festas e casamentos, quando reuniões desse tipo poderem voltar com segurança.
Inspire-se nos looks