Desenvolver a consciência sustentável em estudantes de moda e levar essa ideia ao público consumidor é o foco da primeira edição do Design Vision Reality Show, criado pelo Instituto Focus Têxtil, voltado a estudantes de moda da Grande São Paulo, por conta ao momento atual da pandemia. O programa será exibido pelo Fashion TV e terá os estilistas Walter Rodrigues, Alexandre Herchcovitch, Amir Slama entre os “professores” dos participantes.
Rodrigues, Herchcovitch e Hanayrá Negreiros, curadora-adjunta de moda no Museu de Arte do Masp, serão os mentores. Day Molina, estilista indígena, será a apresentadora da atração, que contará com 10 estudantes de moda de qualquer semestre, escolhidos entre os 25 candidatos que passarem na seleção feita por uma junta entre os inscritos. As inscrições vão até o dia 15 deste mês, no site do Instituto Focus Têxtil https://www.institutofocustextil.com.br/designvision.
Dividido em 10 episódios, o programa terá capacitações e desafios para os participantes executarem. Cada capacitação ocupará um episódio, junto com um desafio e uma avaliação pelos jurados. As seis capacitações especiais do Programa de Imersão em Moda Sustentável estarão a cargo de Walter Rodrigues, Jackson Araújo, Agustina Comas, Renato Dib e Alexandre Hebert, Day Molina e Angela Brito e Amir Slama. O estilista de moda praia falará sobre estamparia aos estudantes.
Sustentabilidade
“O ponto mais importante de fazer um programa de TV é que em nenhum reality de moda até agora houve uma preocupação com a sustentabilidade, que para mim é o novo padrão de qualidade. É fundamental trazer essa discussão para a TV, porque construiremos informação não só para os designers participantes, mas também o telespectador, que é o consumidor final, se sinta impactado com a sustentabilidade da moda”, disse o estilista e também pesquisador de tendências Walter Rodrigues, que participa do projeto desde o começo, há cinco edições, ao lado de Paulo Cristelli, do Instituto Focus Têxtil. Este será o primeiro em formato de reality na TV.
O principal desafio dos participantes será a transformação de matéria em roupas. “Eles terão que construir novos materiais com pedaços pequenos de tecido. Com sorte, haverá matéria-prima de 1m20. O resto será muitos retalhos, alguns de 10cm x 10 cm”, contou Rodrigues. A ideia é fugir também do conceito de patchwork.
Segundo ele, é muito importante pensar na reutilização de matéria na moda criando novas formas para serem utilizadas. “O planeta não é infinito. É finito. E a gente já tem material suficiente no mundo que pode ser reaproveitado. Isso tem que ser feito de forma criativa e com viés econômico. Nesse ponto, o Alexandre Herchcovitch ensinará os participantes em relação à comercialização das peças”, afirmou. Herchcovitch já participou de outros programas de moda na TV, como o “Born to Fashion”, apresentado por Laís Ribeiro, no Canal E!.
Durante o Design Vision Reality Show, os participantes terão como atividade criar uma peça-conceito e mais cinco peças com visão comercial, adaptando a criatividade para opções de uso cotidiano. Para executar a tarefa, o programa contará com a expertise do Instituto Acaia, organização social privada e sem fins lucrativos que trabalha para a redução da desigualdade social. As costureiras formadas na instituição serão responsáveis pela produção de peças e obras criadas durante a atração, gerando renda, experiência e portfólio aos seus currículos.
No oitavo episódio, os participantes deverão apresentar na passarela a peça-conceito, criada só com resíduos e com base em todos os pontos vistos no programa de capacitação. Os jurados vão avaliar as peças e dar notas, os cinco melhores classificados passam para a fase final do programa, que será um desfile de cinco looks de cada participante.
Um júri técnico, com nomes do mercado de moda sustentável, avaliará as roupas produzidas. Os participantes que tiverem as três melhores notas serão os vencedores e receberão como prêmios:
Primeiro lugar: Curso de extensão IED One Year (com conclusão em Milão – com tudo pago); Um Editorial Especial Revista Harper´s Bazaar; 300 metros de Tecidos Focus Têxtil e 200 metros em estamparia EPSON. E assinará uma coleção cápsula sustentável para a Pernambucanas em 2022.
Segundo lugar: 200 metros de Tecidos Focus Têxtil + 100 metros em estamparia EPSON.
Terceiro Lugar: 100 metros de Tecidos Focus Têxtil + 50 metros em estamparia EPSON.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas entre até o dia 15 de junho pelo site do Instituto Focus Têxtil https://www.institutofocustextil.com.br/designvision. Na inscrição o candidato deverá enviar um portfólio e um moodboard para avaliação. Os 25 selecionados deverão fazer um vídeo sobre sobre o significado da moda sustentável para ele. Na sequência, os alunos passarão por entrevistas com os mentores que selecionam os 10 estudantes participantes do programa.
O Programa Design Vision Reality Show conta com o patrocínio da rede Pernambucanas e EPSON, além de apoio do Sebrae Nacional, Perfeito Botões, Andrade Máquinas e Brother Máquinas. O Instituto Focus Têxtil é a área de responsabilidade social da Focus Têxtil, empresa que desenvolve e comercializa tecidos há 80 anos.