A estilista Gloria Coelho abriu o último dia 100% digital do São Paulo Fashion Week, mostrando a coleção que deve chegar às lojas na semana que vem, com os sempre looks de cortes impecáveis e caimentos perfeitos, mostrados por três modelos. A estilista comemora 45 anos de sua marca e 25 anos de SPFW. Ou seja, participa desde o primeiro, em 1996.
Com jardineiras, vestidos curtos e longos, looks mais ajustados ou oversized, grandes ilhoses, tiras, franjas e amarrações, Gloria definiu como tema da coleção “Consciência: Palavras que nos levam a semente de cada ideia”. Se as roupas não traduzem exatamente essa ideia, na entrevista que deu a Paulo Borges, após a exibição do filme, a estilista falou sobre o período de pandemia.
“Foi um aprendizado. Tivemos que aprender a valorizar o estoque de tecido, a pensar que tecido comprar. Tudo para ajudar o planeta”, afirmou. Ela disse que fez uma retrospectiva de peças de que que todo mundo gosta. “Das roupas que temos vontade de ter”. Para o inverno, foram 80 peças. E para essa coleção, uma pouco mais.
Gloria afirmou também que, apesar de as coisas estarem voltando à normalidade, ela tem ido apenas quando necessário à fabrica. “Aprendemos que é possível fazer muita coisa de casa. A tecnologia nos ajudou nisso.”, disse, lembrando que quando começou na moda, era tudo diferente. “Hoje, os moldes são todos digitalizados. Antes, eram pilhas e pilhas de papel”, continuou e acrescentou: “Como vivíamos sem WhatsApp antes.”
Os looks apresentados bebem na fonte de criatividade da estilista, com suas assimetrias, franzido na medida certa, coletes metalizados, fendas prefeitas, sobreposições delicadas. Se Gloria está pensando no planeta, sua roupa realmente prova isso, com modelagem que nunca sai de moda e tecidos feitos para durar muito tempo.
As cores também são atemporais, como, verde musgo, militar, marrom, preto, gelo, cinza, bege fúcsia entre outras.