A edição 100% digital do SPFW não tem deixado nada a desejar da presencial em termos das emoções que a moda pode provocar ao se assistir uma apresentação. O Projeto Ponto Firme exibiu na tarde desta quinta-feira um vídeo com a coleção “Uma Jangada em Noite de Eclipse”, poético e cheio de significados que transportam a moda a um patamar mais além de tendências.
Com peças de crochê feitas com presidiários e ex-detentos da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (SP), Gustavo Silvestre, estilista e idealizador do projeto há cinco anos, trouxe peças leves, quase etéreas, em que os pontos manuais se misturam a rendas e outros tecidos, dando um novo significado a roupas já usadas.
Por causa da pandemia, as aulas no complexo prisional foram suspensas. Por isso, toda produção foi feita por três egressos – Anderson Figueiredo, Anderson Joaquim e Thiago Araújo -, que mostram como a atividade continua impactando positivamente suas vidas e de suas respectivas famílias. “O crochê é minha vida. É meu sustento”, disse um deles no vídeo de 10 minutos.
Os looks foram produzidos com resíduos têxteis e peças reaproveitadas da marca de luxo. Tais materiais foram misturados ao crochê trabalhado em diferentes composições e texturas. O processo de upcycling foi exibido no vídeo, que tem a direção de Laura Artigas, direção de arte de Karlla Girotto e direção de fotografia de Danilo Sorrino.
“Trabalhamos a partir das relações de imagem entre eclipse, constelações e jangadas. Aparentemente desconexas, estas imagens traduzem perfeitamente o momento do mundo e mais, o momento atual do Projeto Ponto Firme”, escreveu Karlla Girotto em manifesto sobre o trabalho. “Nos vemos como uma pequena jangada navegando a noite guiados pelas constelações”, complementou. O resultado é poesia pura, com apresentação das peças penduradas em balões transparentes flutuantes e no corpo de cinco modelos.
O processo de transformação das roupas usadas em outras (upcycling) também está presentes no filme. A coleção será colocada à venda nas lojas da NK Store. Por impedimento legal, já que o projeto está registrado como educacional, as peças anteriores não podiam ser comercializadas. “Agora é a grande oportunidade de as pessoas poderem adquirir uma peça única apresentada na São Paulo Fashion Week”, comemora Gustavo.
“A mensagem que queremos passar é a construção de peças lindas, com muito significado, no meio desse caos que estamos vivendo. Mostramos roupas com “alma”, cujo processo de confecção fez a diferença na vida de várias famílias e também no meio ambiente, já que estamos empregando crochê em peças ressignificadas e resíduos têxteis”, completa Gustavo..
Documentário
Além da apresentação da coleção atual, o projeto exibe também um documentário, que acompanhou os nove meses do processo criativo da primeira coleção de roupas, desenvolvida por cerca de 20 detentos. O documentário, de uma hora e meia, poderá ser visto por meio da plataforma Spcine Play ( http://www.spcineplay.com.br)streaming da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O link de acesso estará disponível na página oficial do filme no instagram @opontofirmedocumentario/ e nas plataformas digitais do SPFW.
Assista o vídeo aqui
Confira o line-up do #SPFW25ANOS
DIA 04/11 – QUARTA
14h – Fernanda Yamamoto
15h – Victor Hugo Mattos
16h30 – Irrita
18h – Isabela Capeto
19H30 – ÁLG
20h – Celebração #SPFW25ANOS
21H30 – Lenny Niemeyer
DIA 05/11 – QUINTA
14h – Korshi 01
16h – Ponto Firme
18h – A.Niemeyer
19h30 – Alexandre Herchcovitch, 50 anos, estilista
20h30 – Amir Slama
21h30 – Another Place
DIA 06/11 – SEXTA
14h Lucas Leão
15h – LED
16H – Misci
18H – Renata Buzzo
19H30 – Juliana Jabour
20h30 – Handred
20h05 – Performance de Walerio Araújo (programação parelela)
21h30 João Pimenta
DIA 07/11 – SÃBADO
14H0 – Martins
15H – Cacete
16H30 – Modem
18H- ÃO
19H30 – Amapô
20H30 – Freiheit
21H30 – Lino Villaventura
DIA 08/11 – DOMINGO
14h- Gloria Coelho
15h30 – Apartamento 03
17H – Aluf
18h30 – Angela Brito
19H30 – Neriage
20H30 – Isaac Silva
21H30 – Ronaldo Fraga