Em 2019, as estampas reinaram nos looks casuais, de festa e até de praia. E, podemos afirmar, que os quatro tipos de estampas mais vistos nas produções das famosas também estarão presentes em 2020.
Tie-dye, poá, animal print e botânica enfeitaram vestidos, calças, blusas, maiôs biquínis saias, camisetas. Entre os desenhos de animais, ainda dá para dividir as estampas em cobras, oncinha e zebras. Ou seja, quem ama estampas tem como usar e abusar dos looks.
Para relembrar 2019 e se inspirar para 2020, separamos 30 looks das quatro estampas que prometem se manter entre as tendências por um bom tempo. Confira.
Tie-dye
A técnica de tingimento de aspecto manchado foi moda entre os hippies, na década de 1970, e os surfistas, na de 1990. Confere toque descontraído e conquistou espaço na moda praia e casual, prometendo ser a sensação deste verão, tanto na moda praia quanto para looks de festas, como de formatura, e no dia a dia. Relembre as escolhas das famosas.
Ana Hickmann, Sabrina Sato, Paolla Oliveira, Fernanda Keulla e Íris Stefanelli mostram como as várias versões do tie-dye podem compor looks para todos os estilos e ocasiões. Dos logos à camisetas e macacões, a ordem é investir na estampa.
Com certeza, as praias estarão recheadas de biquínis, maiôs e saídas de praia em tie-dye, em tons mais fortes e suaves. Na foto,da esquerda para a direita, Fernanda Paes Leme, Flavia Alessandra (também a última à direita) e Camila Queiroz, de saída branca, provam que a estampa ama água e areia.
Outra prova que o tie-dye vai do verão ao inverno sem trauma são as opções de looks mostrados por Camila Queiroz, Iza, Maisa e Flávia Alessandra. De moletons e calças, passando por maiôs, vestidos e camisetas.
#ficaadica1: O visual todo em tie-dye colorido é bem chamativo. Combine-o com calçado e acessórios mais discretos. Usar apenas uma das peças com o restante neutro ajuda a evitar excessos.
#ficaadica2: Nos anos 1960 e 1970, era prática comum tingir as peças em casa. O jeito mais fácil é pegar uma roupa colorida, como uma camiseta vermelha, dar nós ou amarrar partes com barbantes e mergulhar na água de lavadeira (com cloro), deixando por um tempo. O algodão é um bom tecido para realizar a técnica. Alguns sintéticos podem não descolorir. Se tiver medo de errar, teste primeiro com uma peça mais velha.
Botânica
As flores e folhas ganham espaço entre as estampas que prometem bombar ainda mais em 2020. Quem passou pelas araras das lojas recentemente deve ter comprovado a tendência.
#ficaadica3: Quer seguir a proposta, mas tem medo de ampliar a silhueta? Saiba que os desenhos pequenos e o fundo escuro são mais democráticos. Mas, se quiser padronagens grandes, alie-as aos truques que alongam, como decote V e detalhes verticais.
Poá
Vestidos longos, curtos e peças isoladas ganham espaço entre as tendências com estampas de poás. As bolinhas são retrôs, mas garantem looks super modernos. na foto, Camila Queiroz usa vestido curto com manga bufante; Fátima Bernardes apostou no vestido longo com transparência; e Bruna Marquezine no top, com ombros à mostra.
#ficaadica4: Os poás pequenos traduzem elegância e sofisticação, seja na versão em fundo branco ou em fundo preto. É dar asas à imaginação.
#icaadica5: Os poás em preto e branco são o mais clássicos e podem ser combinados com listras, flores e com cores mais fortes. Basta ter bom gosto.
Animal print
Para falar de animal print temos de lembrar de todas as feras soltas por aí: onças, zebras e cobras. Os três animais reinaram no mundo fashion de 2019. Confira.
Oncinhas
As oncinhas estão soltas em looks sensuais, casuais e confortáveis. Prova disso são as opções usadas por Sabrina Sato, Deborah Secco e Vera Fischer. Veja que a loira combinou até sapato com a estampa.
#ficaadica6: Animal print não tem idade para ser usado, como prova vera Fischer.
#ficaadica7: Se não quiser exagerar na dose da estampa de animal, aposte em detalhes ou combine com outras peças em tons neutros.
Cobra
A estampa de cobra também reinou em 2019 em vários tons, como o usado por Vivi Guedes, vivida por Paolla Oliveira em “A Dona do Pedaçõ”, Thaila Ayala e Anitta. O preto e branco é sempre tendência, mas o neon e os tons de azul e rosa também estão em alta.
#ficaadica8: As peças em tons marcantes, como o neon, sobressaem muito no look, por isso, use com moderação, caso a intenção não seja chamar a atenção.
Zebras
As estampas zebradas costuma ser mais fácil de combinar que as outras estampas de pele de animal, já que normalmente vem nas cores preta e branca, que são neutras. Mas é possível também investir em peças com fundos coloridos, que garantem ar fashion. Iris Stefanelli, Marina Ruy Barbosa e Sabrina Sato apostaram na tendência em looks urbanos e de praia.
Além do fundo preto e branco e do neon, a estampa de zebra também pode vir em fundo marrom, seguindo a proposta de tons terrosos, também em alta, como usou Juliana Paes.
#ficaadica9: As listras irregulares podem aparecer em looks inteiros ou, para quem prefere mais discrição, em acessórios ou em detalhes..