A 46ª edição do São Paulo Fashion Week terminou nesta sexta-feira (26) com tendências para verão e inverno, já que a edição continua híbrida, com as grifes mostrando suas criações para as duas estações. Às vésperas das eleições presidenciais mais polarizadas do Brasil, as passarelas do SPFW deram um recado em prol da democracia e das tolerância.
Teve, gordos, velhos, deficientes e muitos negros, como nunca visto em edições passadas, na passarela. Várias grifes, aliás, como João Pimenta e Apartamento 03, apostaram em casting predominantemente negro. Houve também moda sem censura, com o bumbum ou os seios de modelos à mostra.
Visualizar esta foto no Instagram.
O amor como manifesto de re-existência. . . #spfwn46 #transposição
Houve também beijo gay e de idosos e um convite à reflexão sobre nossa época e os tempos de ódio e intolerância pelos quais estamos passando. Assim, Ronaldo Fraga, com inspiração em Israel, convidou a todos a um banquete pela paz.
E outros mostraram seu posicionamento político na passarela, como o estilista Celio Dias, que entrou com a camiseta #EleNão nos agradecimentos, e Rafael Varandas e Guilherme Neves, da Cotton Project, com adesivo pró-Haddad grudado na camiseta com que entraram para agradecer. E, por fim, jornalistas, stylists e demais fashionistas que protagonizaram após o último desfile, uma performance sobre um pano vermelho, gritando #EleNão.
Tendências
O recado fashion foi dado, assim como as tendências para as próximas temporadas, que poderão ser vistas nas araras e nos looks das famosas e das anônimas nos próximos meses. Vamos a algumas delas, que também andam pelo caminho da diversidade.
Blazer largo
Se você não tem um vai ter. Visto nas passarelas de fora do Brasil e já em algumas famosas, os blazers, principalmente os mais largos, surgiram com calças, bermudas ciclistas (tenência também), saias e vestidos longos. Pode apostar.
Estampas
Flora, fauna, animal print, geometria entram na lista das estampas propostas para as próximas semanas, principalmente em saias e vestidos longos e leves. E isso no look todo.
E por falar em estampas, as listras também entram como elemento importante nos looks. Aparecem, bem grossas, de tamanho médio e estilo risca-de-giz, na horizontal e na vertical. Outra aposta certa.
Lenços
Os lenços prometem ser acessórios importantes no inverno e no verão. Aparecem na mesma cor ou estampa do look, como xales, em biquínis e até amarrados nas mangas, quebrando a monotonia da produção.
Metalizados
Looks metalizados surgiram nas passarelas internacionais há algum tempo e continuam firmes e fortes. O prata está entre as principais escolhas, mas o dourado amarelo ou em tons acobreados também dão as caras.
Jeans escuro
O jeans não saem do centro das atenções nunca, mas as passarelas do SPFW mostram que a lavagem escura, original, o tal do denim índigo blue promete surgir em vestidos, macacões, calças, jaquetas, vestes.
Tie Dye
Lembra-se daquele tingimento bem hippie dos anos 1960 e 1970, pois bem, vai voltar. O tie dye entra no algodão, nos jeans e onde a imaginação pedir.
Logomania
A tendência da logomania bem anos 1990 está de volta. Trata-se do nome da marca aplicado em faixas ou estampado nas peças. Sim, você já tem visto isso por aí, e, pelo que foi mostrado nas passarelas do SPFW, vai continuar vendo por um bom tempo.
Franjas
Pode colocar franjas nos seus looks, seja pelo estilo faroeste que está em alta, seja para dar mais movimento às peças, elas entram firmes e fortes para o próximo inverno e já começa a dar as caras no verão. Aparecem nas jaquetas, em vestidos, em saias e em bolsas.
Faroeste
Uma das grifes que apostaram na tendência do faroeste foi a Bobstore, que estreou no SPFW. O look desfilado pela influenciadora Helena Bordon é uma prova do trend que promete pegar no inverno.