Está decretado: as listras estão entre as principais tendências apresentadas até agora durante a 46² edição do SPFW. Grossas, finas, em duas cores, em preto e branco e compostas por tiras foram mostradas em desfiles de João Pimenta, Osklen e Modem. Democráticas, elas surgem para todos os gostos e silhuetas.
#ficaadica1: Podem aparecer em várias larguras no mesmo look, em peças separadas ou na mesma peça.
#ficaadca2: Surgem em looks despojados, junto com tecidos plissados (tendência) ou em peças de alfaiataria, quase como ums risca de giz revisitada.
#ficaadica3: As listras não são novidades entre as tendências, mas agora trazem opções para todos os gostos e ocasiões.
#ficaadica4: É sempre bom lembrar que as listras verticais sempre alongam, já as horizontais podem aumentar e achatar a silhueta.
#ficaadica5: Misturar cores e direções é uma boa opção para deixar o look com mais movimento.
João Pimenta
O estilista João Pimenta apostou em vários tipos de listra. As mais finas, em azul e branco, apareceram, principalmente, em camisas, com modelagem ampla nas magas. Ele também misturou listras verticais em tamanhos diferentes, em duas peças do mesmo look. E com trabalho étnicos, inspirados nos índios da Amazônia, trouxe listras formando desenhos geométricos em direções assimétricas.
Osklen
Com um manifesto para salvar os oceanos, a Osklen trouxe a inspiração náutica. Por isso, as listras não podiam faltar. Elas apareceram em peças como bermudas, camisas e biquínis, mas principalmente em vestidos longos plissados. Largas e na horizontal, surgem em tons como o cereja, mostarda e azul.
Modem
A Modem inspirada na arquitetura e nas artes plásticas apostou em estampas geométricas e também numa releitura da risca de giz, com as listras pretas mais largas. Os looks de alfaiataria contemplam vestidos tipo chemise, coletes e ternos. Ideais para os trabalho, tirando o excesso das franjas de couro.