Por Rosângela Espinossi
A 43ª edição do São Paulo Fashion Week terminou na última sexta-feira (17) e muitas peças já estão à disposição dos consumidores, pelo sistema see now buy now (veja agora, compre agora). Sim, a moda está democrática, principalmente no quesito modelagem, bem larga e confortável que temporadas atrás. Tendência, aliás, que vem tomando forma desde que a a grife Vêtements, um coletivo de oito pessoas, tendo à frente Demma Gvasalia, natural da Georgia, e hoje no comando também da Balenciaga.
As peças amplas, com mangas compridas, estilo gender (para homens e mulheres), com a aparência de que algo estava deslocado em cada look, conquistaram os corações da moçada e de famosos ávidos por novidades. Em 2015, todos os olhos estavam voltados para as criações do coletivo. Em 2017, muitas delas chegaram ás passarelas do SPFW. Mas há mais ideias para você incorporar ao guarda-roupa já, uma delas é a revisitada aos anos 90. Confira 20 delas abaixo.
1 – Mangas longas e largas
Elas cresceram e apareceram. As mangas ganham proporções enormes e são ponto de foco nos looks. Vêm tanto em formato bufante ou balonê, quanto com babados ou bem compridas, ultrapassando a altura das mãos. Uma das heranças da Vêtements.
2 – Calças largas
Outra herança do coletivo francês são as calças largas, tanto no estilo esportivo, como no look da Animale (esquerda) e da Osklen (meio), quanto em pantalonas confortáveis (Uma). Veja mais aqui
3 – Looks amplos
Os looks amplos, quase sem formas, também de origem Vêtements, aparecem também em casacos, vestidos e sobreposições. É aposta certa, só não sabemos quanto tempo vai durar.
4 – Transparências pretas
A transparência em tecidos pretos pontuou várias coleções, seja em blusas e vestidos. Pode não parecer uma coisa nova, mas o recurso dessa vez chega com tecidos em texturas variadas, em rendas e babados. Sim, você vai comprar uma peça assim e não vai demorar muito. Claro que na vida real, um forro ou uma camisete por baixo são opções para não ficar tão explícito se não for essa a intenção.
5 – Looks esportivos
Não tem jeito, os looks esportivos são, sem dúvida, uma das principais tendências da estação. Vêm direto dos anos 80 e 90 e ganham um roupagem mais sofisticada, com tecidos como seda e veludo, ente outros.
6 – Doudones
Pode vir o frio que for, que você vai ficar quentinho com os doudounes, as jaquetas/casacos de náilon fofinhas. Nunca saem de moda, mas agora vem em tonalidades como prateados (Lab) e dourados (Ellus Second Floor) ou em preto, sem o matelassado, para todas as horas, como na proposta da Uma.
7 – Parkas
As parkas estão entre as peças-chave da coleção outono-inverno e comparecem em vários materiais: sarjas, plastificados, metalizados, mas o principal mesmo é o apelo militar da peça.
8 – Militarismo
Camuflado e verde-oliva, nas jaquetas e parkas traduzem a influência militar nas propostas para o outono-inverno. O mais legal é que peças assim são atemporais, bem no estilo: compre hoje e use sempre.
9 – Botas Brancas
Se você tinha preconceito em relação a botas brancas, é melhor rever seus conceitos. Elas apareceram em vários desfiles e combinando com peças bem diferentes, como calças (UMA), parecendo polaina em look com pochete (Juliana Jabour), com sobreposições entre estampas e transparências (PatBo) e com vestido de veludo (Ratier). E aí qual seu estilo?
10 – Botas vermelhas
Há um retorno de botas brancas, mas também botas vermelhas aparecem firmes e forte nas coleções para dar um tom quente aos looks de cores básicas, como brancos e pretos.
11 – Bolsas pequenas
Na mão ou transversais, as bolsas pequenas e delicadas, funcionam como objeto utilitário e como um enfeite extra aos looks, entrando no lugar até de colares.
12 – Xadrez
O xadrez é outra estampas que vira-e-mexe está entre as queridinhas dos estilistas. Desta vez, vem em estilo damier, como o de Lilly Sarti (à esquerda) e outros tradicionais, como de Lolitta e Vitorino Campos.
13- Poás
Grandes ou pequenas, as bolas enfeitam jeans, vestidos leves e moletons. É alvo certo entre as estampas. A Amapô aplicou recortes de esferas de jeans sobre jeans; a Isablea Capeto usou a padronagem de forma mais delicada e a Lab Fantasma, também apostou em bolonas
14 – Brincos grandes
Brincos grandes, usados em apenas uma orelha, ou nas duas, foram os principais acessórios mostrados durante os desfiles. Praticamente todas as grifes apostaram na peça, que pode ser usada também desconectada (uma diferente da outra em cada orelha).
15- Dourado x Prateado
Pode apostar em dourados e prateados para as próximas estações. Os metalizados todos estão em alta, mas os tons dos metais nobres entram em looks inteiros, em detalhes ou em peças para serem usadas juntas ou separadas. O prata foi tendência também nas passarelas internacionais.
16 – Metalizados e brilhos
O brilho vem de várias formas, como metalizados, bordados, lurex e lamês com jacquards em vários tons e modelos. Já vimos acima em dourado e prateado, mas surgem em roupas de festas, esportivas e em vestidos curtos, em outras tonalidades ou com enfeites. Pode encarar, que vai pegar.
17 – Meias com sandália
Também vinda das passarelas internacionais, meias com sandálias prometem enfeitar os looks das moderninhas. Tem até uma versão que lembra as meias de lurex estilo Dancing Days, como da GIG (foto do centro), mas aqui um segredinho: na verdade, a proposta da grife mineira é uma bota que parece meia e sandália. Tem até meia-calça branca, sim BRANCA, como mostrada por Vitorino Campos, que por sua vez bebeu da fonte apresentada no último desfile de Balenciaga, que tem no comando o tal do Demma Gvasalia, um dos fundadores da Vêtements.
18 – Babados
Talvez uma das mais recorrentes tendências do momento, os babados aparecem em todos os tipos de estilo e roupas, das mais esportivas à mais sociais. E podem entrar em blusas, vestidos, moletons, calças. Sim, vai ter muito babado no outono-inverno.
19 – Calças curtas
O comprimento das calças subiram. Aparecem mais curtas em jeans (como na Animale), em couro (LiIly Sarti) e em cetim (UMA). Além da altura, em geral elas vêm como pantacourts, ou mais larguinhas e levemente afunilada na barra.
20 – Veludo
Além do moletom, das lãs, dos algodões e dos tricôs, o veludo surge como um dos tecidos mais importantes da estação. Vem em peças mais sofisticadas e mais esportivas. É só escolher o seu estilo e se jogar no conforto.