Por Rosângela Espinossi
O SPFWn43 começou nesta segunda-feira (13) sem tanto glamour e loucuras nas passarelas. Tudo para mostrar peças que já podem ser compradas nas lojas das marcas. O lado comercial aflorou, até em marcas que sempre mostravam mais do que roupas, mas ideias mais complexas, como João Pimenta e seu masculino que já foi diferentão, para looks bem mais comerciais. Parece que a lição de casa a ser feita era: faça o que você sabe fazer bem, de forma bem feita, para vender já. Juntou-se o “see now buy now” (“veja agora, compre agora”) com a crise e a necessidade de chamar clientes. Dentro disso tudo, já dá para traçar algumas apostas para a estação, cujas peças já estão chegando às araras.
Babados
Eles aparecem em vários looks, mas a diferença é que surgem principalmente nas laterais das peças, como mostraram Animale e Lilly Sarti.
Camisinhas
As camisas brancas continuam firmes e fortes, seja com os tais babados laterais, seja com modelagem mais ampla. É a tradicional peça do guarda-roupa masculino redefinindo a silhueta feminina. Na foto: Uma, Animale e Osklen.
Mangas longas
Tendência lá fora, muito vista nos últimos desfiles, as mangas crescem e cobrem o braço, ajudando a alongar a silhueta. Uma e Animale apostaram no recurso.
Transparências
Elas não saem mais das coleções. Aparecem sobrepostas ou deixando os seios à vista. Surgem também com os sutiãs sem nada por cima. Na foto, looks dos desfiles de Lilly Sarti e Animale.
Pantacourts
Mesmo correndo o perigo de cortar a silhueta, elas aparecem largas ou mais justas. O segredo é combinar com botas ou meias da mesma cor, para não causar o efeito de achatar o look. Na foto: Animale, Lilly Sarti e Uma.