Por Rosângela Espinossi
A PatBo sofisticou a onda esportiva que “varre” a moda, inspirada no hip hop, com bordados, brilho e tecidos finos. Leia-se: muita pedraria, veludo, linho e metalizados. Com Sabrina Sato na plateia e a blogueira Helena Bordon na passarela, a mineira Patricia Bonaldi colocou os olhos e as mãos na rua, para trazer suas calças jogging, suas jaquetas bombers e suas redes, com alusão às meias tipo arrastão que invadiram os looks de famosas, ao inverno 2017. Aqui, porém, as redes aparecem como jaquetas, saias e calças. E também em detalhes, como nas mangas. No styling, muito boné e botas.
A precisão dos bordados, ponto-chave das criações da estilista, ganhou até um minivídeo antes da apresentação, com narração da própria Patricia, exaltando o trabalho quase de fadas, das mãos que bordam e tecem. O resultado pode ser visto na passarela, com as aplicações de pedras, fios metalizados e plumas, culminando num lindo conjunto de jogging e bomber com bordados de flores em 3D vazado, como se a estampa saltasse do tecido.
Peças prateadas, como dita uma das principais tendências internacionais, também marcaram presença na passarela do SPFW. Isso até em looks inteiros.Os veludos apareciam em vestidos longos com pregas poderosas, enfeitados com pedras. Tricôs pesados ganham bordados e até plumas.
Plissados aparecem em saias e pantacourts, e as estampas fazem eco aos grafites e à arte de rua, com cores fortes e inspiração em Jean-Michel Basquiat e nos bordados lúdicos de Bispo do Rosário. O toque de alta-costura ganha as ruas. É essa a mensagem que Patricia Bonaldi passou, com precisão e brilho.