Por Rosângela Espinossi
O penúltimo dia da 42ª edição do SPFW reafirmou algumas tendências que prometem permear o guarda-roupa tanto masculino quanto feminino das próximas estações. Calças clochards, camisas brancas, moletom e conforto, associadas à estampas como listras e xadrezes estão entre os detalhes-chave da moda.
Confira o que Gloria Coelho, Vix, Just Kids, Samuel Cirnansck, Helô Rocha e Ratier apresentaram. A mudança de calendário faz dessa edição uma semana de moda híbrida, em que alto-verão se Resumomistura a peças de outono-inverno. Tanto que ao lado de peças pesadas, surgem maiôs e biquínis.
GLORIA COELHO
Com inspiração na Escócia, a estilista fez uma releitura dos kilts, com assimetrias, xadrezes localizados, silhuetas retas. Tudo com direito a faixas transversais, lembrando gaita-de-foles, e as bolsinhas sparran, aquelas que acompanham as saias kilts e que servem pra levar garrafinhas de uísque.
Os xadrezes propostos por Gloria vêm também vazados. Explico: placas aplicadas sobre tules criam um efeito transparente no lugar das linhas que forma os desenhos, criando um belo efeito no look. Nas cores, marsala, azul, preto e bege.
E um lindo vestido branco no final, com uma espécie de capa, para uma noiva com estilo que foge do tradicional.
VIX
As listras, tendência para o verão e para o inverno, ,marcaram a coleção apresentada na loja da VIX, no Shopping Iguatemi. Nas roupas, o tecido principal era uma mistura de linho com viscose. E na moda praia da grife que criou o maiô “levanta bumbum, a estampa vem forte, em preto e branco ou colorida. Folhagens também estão entre as opções. A juta aparece em detalhes, assim como cordas, metais e bordados.
JUST KIDS
A estilista Juliana Jabour, que tem marca própria, e a ex-diretora criativa da Triton, Karen Fuke, resolveram criar uma coleção-cápsula chamada Just Kids, com tiragem limitada de 10 peças, em cinco versões de cores, feitas em moletom bordado ou com frases escritas, como “A Girl is a Gun” (“Uma Garota É uma Arma”). A apresentação foi na loja Cartel 011, em Pinheiros, um mix de restaurante, barbearia e loja de roupas e acessórios. No corredor de entrada, com os convidados em pé, apertados um ao lado do outro, os modelos entravam rente à parede e ficavam parados sobre bancos encostados à parede.
“Somos amigas de longa data. A Karen foi minha primeira chefe, quando trabalhei na Triton, no começo dos anos 2000. Como ela saiu de lá este ano, resolvemos criar essa linha, meio que na brincadeira (daí o nome)”, disse Juliana. “Eu queria dar um tempo na moda, mas Juliana não me deixou. Acho a moda está chata, muito ligada ao comercial”, acrescentou Karen. Dentro do que se tem visto, mais uma vez surgiram peças amplas, confortáveis e divertidas, sem gênero. Tanto que alguns modelos vinham com estilo andrógino.
SAMUEL CIRNANSCK
O estilista especializado em moda de festa lançou a linha para o dia a dia e de moda praia no desfile desta quinta-feira (27). Chamada de SCK, traz jeans, camisas, vestidos e biquínis, que ganham o toque de sofisticação de Samuel com aplicações de cristais e bordados. Saídas de praias longas, transparências e tingimento em tons de azul-denim foram apresentadas.
Jeans rasgados dividam espaços com camisas de estampas de arabescos, mesmos desenhos usados nas laterais de vestidos justos.
A expertise de bordados e rendas de Samuel apareceu em peças longas, curtas e transparentes, com o tingimento em tons de azul-denim.
O estilista apresentou também moda masculina, com camisas manchadas e bordados e paletós estampados.
HELO ROCHA
Quem também lançou linha de moda praia, em parceria com Fernando Cozenday, foi a estilista Helô Rocha. Em sua coleção Resort 2017, levou roupa leves, fluidas, com babados, sobreposições, macramês e estampas no estilo Liberty, com flores bem pequenas. Tudo com uma atmosfera indiana, meio setentista, com a apresentação do percussionista Dalua ao vivo.
RATIER
A grife Ratier, de Renato Ratier, dono do clube noturno D-EDGE, entrou na onda do see now, buy now e vai disponilizar as peças apresentadas no desfile nas lojas de São Paulo e na nova unidade do Rio de Janeiro. Conforto sempre foi a palavra principal da marca e não foi diferente na apresentação ao som de clássicos da cantora Grace Jones, que estará no Brasil dia 18 de novembro, para festa que a casa noturna fará para comemorar seus 16 anos.
Moletom, malha, linho, renda entram na linha de roupas da marca, que apostou na alfaiataria oversized, nos looks que lembram pijamas, nas camisetas, parkas, roupões e cardigãs mais compridos. Além dos tradicionais tons de preto, branco e bege, um pouco de cor como verde, azul, rosa e metalizados, em prata e dourado. Amarrações, desconstrução e despojamento fazem parte da coleção.