Por Rosângela Espinossi
Samuel Cirnansck, conhecido pelos seus vestidos de festa e de noiva, trouxe uma novidade para este SPFW: peças comerciais. Não que não tenha mostrado seus bordados em vestidos longos, curtos, para casamentos e ocasiões formais. A surpresa, porém, vem com jeans, camisas básicas, jaquetas, shorts, vestidinhos e jaquetas, com aplicações de cristais, bordados… a mesma expertise das peças habillé. “Quem nunca imaginou como seria um jeans, ou uma camisa, ou até uma saída de praia do mestre do habillé? A SCK responde essa pergunta de forma providencial a seguir o desafio da SPFWTRANSN42 em fazer diferente”, diz, sem modéstia, em seu material de divulgação.
Apresentou também roupas masculinas, esportivas, tanto no jeanswear quanto na alfaiataria. Os vestidos vinham justos, estilo ladylike, contornando o corpo e pouco acima dos joelhos, como o usado por Fernanda Keulla para assistir ao desfile. Com estampa barroca em azul e mostarda nas laterais, as peças contornavam as silhuetas femininas. Para os homens, camisas também estampadas com desenhos de gatinhos
Num desfile mais longo do que os de costume, Samuel começou já dando seu recado: com os jeans, em parceria com a empresa Exss. E depois, aos poucos, foi apresentando linha praia, saídas de banho, hot pants, maiôs, biquínis. Um deles, com o sutiã todo rebordado com cristais Preciosa. Trouxe também peças manchadas, tipo tye-die, em azul-denin e bege-claro. Alguns vestidos vinham mais escuros na região do dorso e parte de cima mais clara. Outras peças apareciam com o manchado em duas partes, como as camisas com o mesmo tratamento para homens e para mulheres. Aliás, camisas jeans e brancas também não faltaram na coleção.
A nova marca comercial de Samuel tenta unir o útil (vendas) ao agradável (roupas para sonhar). O mercado dirá se o público está preparado para investir num jeans-couture. De qualquer forma, o estilista fez bem em mostrar na passarela, que teve a Miss Brasil Raissa Santana entre as modelos, sua nova linha, sem abandonar o que sempre fez bem-feito: os bordados e os brilhos.