Por Rosângela Espinossi
A maioria dos makes do SPFW segue a tendência da naturalidade, sem exageros ou sombras muito carregadas. Claro, houve maquiagem mais fashionista, como a sombra branca de Patricia Viera, inspirada no costume dos moradores de colocarem pedras brancas nos mortos. Vale para quem quer ousar. No geral, porém, a prática é de pele apenas corrigida e nos olhos, realce apenas em tons como rosa e coral.
“Na verdade, o make invisível já vem sendo usado há muito tempo. Agora, ele se mantém, mas é feito com mais produtos, que não aparecem tanto”, conta a maquiadora Fabiana Gomes, da M.A.C Cosmetics, que fez, entre outros, a beleza de Lilly Sarti. Para o desfile, ela usou gloss rosa e coral nos olhos, descendo um pouco para as laterais do rosto. Os mesmos produtos foram usados para os lábios. “Acho que essa tendência vem em protesto contra o que acontece nas mídias sociais, com os tutoriais de beleza”, afirmou.
E o gloss, que nunca deixou o nécessarie da brasileira, ganha também força nas passarelas. “Não é preciso usar só na boca. Pode ir nos olhos, como fizemos.” A grife A.Brand também seguiu a linha da naturalidade, com laranja, marrom-claro e vermelho no blush, escolhidos pela maquiadora Amanda Schön.
Muito iluminador, pele corrigida e batons que realçam a cor da pele são outras apostas dos maquiadores para os desfiles. O make natural sobe também até as sobrancelhas, que são apenas penteadas, como Fabiana fez também no desfile de Reinaldo Lourenço e Lilly Sarti.
E os cabelos costumam ser arrumados mantendo a textura natural. Celso Kamura tem praticado essa tendência em seus desfiles, como no À La Garçonne e Lilly Sarti. Para este último, em algumas modelos, foi feito um coque baixo e amassado, para não dar volume, e uma corrente de trança na frente. Toque seco nos fios também está em alta.
Confira detalhes de outros makes mais chamativos:
No desfile da Animale, os olhos com glitter fúcsia e prateado chamaram atenção. Os lábios foram hidratados e contam com leve toque do batom Ablaze, da M.A.C. A beleza da grife é assinada pela maquiadora sênior da M.A.C Cosmetics, Fabiana Gomes.
O beauty artist Max Weber escolheu os olhos como ponto principal da maquiagem do desfile da Patricia Viera. Para isso, utilizou a cor branca, desenhando o côncavo e aplicando lápis da mesma cor na linha d’água. Os cabelos seguem a linha da naturalidade, mantendo a textura original de cada modelo, ganhando apenas um efeito messy com aplicação de spray.
Batom escuro chamou atenção no desfile da Fernanda Yamamoto. As modelos da Lolitta estavam com contorno preto nos olhos.